WDR Brasil

Notícias Empresariais

Precisando fazer um planejamento financeiro? Siga essas 8 dicas

Publicada em 15 de May de 2024

Se planejar financeiramente não é uma tarefa lá muito fácil. Há muitos fatores a se considerar - quanto dinheiro você ganha, quanto gasta por mês, como diminuir esses gastos (se necessário), como investir, a necessidade de uma reserva de emergência, entre vários outros. Assim, não é de se admirar que algumas pessoas tenham dificuldades com essa questão.

Apesar de complicado, ter um planejamento é muito importante para a saúde financeira. É com ele que você evitará ter problemas com dinheiro agora ou no futuro. "Além disso, é fundamental para a conquista da independência financeira, trazendo uma melhoria significativa na qualidade de vida", esclarece o especialista em finanças pessoais João Victorino.

Considerando toda essa importância da prática, o especialista listou 8 dicas para te ajudar a montar um bom planejamento financeiro. Veja:

Entender suas finanças atuais

Não dá para melhorar as suas finanças sem saber bem como elas estão indo atualmente, né? Para isso, acompanhe de perto suas receitas e despesas. Você pode fazer isso com ajuda de planilhas virtuais ou mesmo de um caderninho.

Estabelecer orçamento

Depois de entender suas rendas e despesas, pense em quais serão os seus objetivos daqui para a frente e crie um orçamento mensal baseado nisso. Se você quer começar a guardar uma quantia por mês, por exemplo, monte um orçamento que contemple isso.

Criar um fundo de emergência

Um passo crucial na organização financeira é construir, gradativamente, um fundo de emergência. Ou seja, aquele dinheiro que fica guardado para situações inesperadas, como perda de emprego ou despesas médicas. Automatizar os depósitos no seu fundo da reserva de emergência pode ser interessante.

Cortar despesas desnecessárias

Considerando que agora você sabe quais são todos os seus gastos, pode ser que você perceba que alguns deles são desnecessários. Você pode estar mantendo uma assinatura que não usa tanto, gastando mais do que devia comendo fora ou comprando roupas sem necessidade, entre outras possibilidades. Corte os gastos que puder sem comprometer seu bem-estar.

Estabelecer metas que façam sentido para você

Metas financeiras devem ser claras, significativas e pessoalmente motivadoras. Pessoas são mais propensas a economizar e gerenciar bem seu dinheiro quando suas metas financeiras estão alinhadas com seus valores e aspirações pessoais.

Considere dividir seus objetivos em metas menores. Isso vai dar a possibilidade de você conquistar várias pequenas vitórias consecutivas, te incentivando a alcançar os grandes objetivos.

Revisar e ajustar regularmente

Sua situação financeira pode mudar, assim como seus objetivos. Por isso, é importante revisar regularmente seu orçamento e ajustá-lo conforme necessário.

Buscar conhecimento

Quanto mais você souber sobre finanças, melhor vai conseguir administrar seu dinheiro. Por isso, nunca deixe de pesquisar e aprender!

Não tenha pressa

Ninguém consegue mudar sua situação financeira de uma hora para a outra, então não cobre isso de si mesmo! Comece devagar, faça ajustes e celebre sempre as pequenas vitórias.

Fonte: Terra

Voltar para a listagem de notícias